05.04.18

Notícia de Imprensa

Keyrus Management auxilia Maisons du Monde a implementar uma plataforma de planejamento com Anaplan

  • #Anaplan
  • #MaisonsduMonde
  • #Management

Keyrus Management, a Empresa de Consultoria do Grupo Keyrus para gestão e transformação empresarial, anunciou sua parceria com a Maisons du Monde para implementar uma plataforma de planejamento com Anaplan.

 

 

Uma solução de planejamento para sustentar o desempenho empresarial e o desenvolvimento do Grupo

Um dos objetivos do Departamento Financeiro da Maisons du Monde é de sustentar o desenvolvimento do Grupo. O intuito é assegurar a estratégia de crescimento rentável do Grupo através de processos confiáveis de divulgação e planejamento. “A Maisons du Monde acredita que os desafios de planejamento estão concentrados na capacidade de adaptação e preparação. Queremos mais agilidade e visibilidade sem aumentar a complexidade”, explica Arnaud Louet, Diretor Financeiro e Administrativo da Maisons du Monde.
O desafio de planejamento é pautado pelas diversas análises a serem realizadas nos dois principais canais de distribuição. De um lado, existe a distribuição física através dos pontos de venda, por outro, as atividades em e-commerce estão em constante crescimento e já representam 20% dos negócios. “Para nós, era importante ter uma visão clara destes dois canais de distribuição que, pelas suas características omnicanal, estão focados no cliente”, afirmou Arnaud Louet.
Com negócios nas categorias de mobília e decoração, o varejista possui um grande volume de referências de produtos que cruzam categorias, possibilitando uma análise em diversos níveis. Um dos principais objetivos da Maisons du Monde neste projeto era a criação de um único depósito com ferramentas que podem realizar todas as análises necessárias para evoluir o negócio e alcançar maior legibilidade e transparência.
Para a execução do referido projeto, o Departamento Financeiro da Maisons du Monde firmou parceria com a Keyrus Management, que participou do projeto em duas etapas cruciais.
 

A primeira etapa realizou um levantamento dos requisitos e auxiliou na escolha da solução

O levantamento dos requisitos elucidou os fundamentos dos processos de divulgação e planejamento, definindo os principais indicadores analíticos e abordagens necessárias para impulsionar os negócios. Até então, a ausência de informações precisas e indicadores universais para as partes interessadas dificultou o trabalho do Departamento Financeiro de interagir com especialistas em funções empresariais.
Maisons du Monde escolheu a solução Anaplan por ser uma ferramenta fácil de implementar e compatível com o setor de varejo, aumentando a agilidade em um curto prazo.
“Através do conhecimento sobre o setor varejista e habilidades analíticas, a Keyrus Management nos ajudou a definir e estruturar nossos requisitos, apontando a melhor solução baseado em sua experiência com as ferramentas disponíveis no mercado”, disse Arnaud Louet.
 

A segunda etapa foi implementar a solução Anaplan

A implementação contou com uma importante contribuição da Equipe de Administração do Grupo Maison du Monde. A solução Anaplan oferece uma abordagem Ágil devido à sua flexibilidade de implementação e por ser prontamente acessível pela equipe de funções empresariais, colocando o usuário empresarial no centro das operações.
A abordagem adotada pela Keyrus Management gerou resultados concretos a curto prazo, trazendo mais autonomia às funções empresariais.
“Durante o processo de implementação, passamos a conhecer melhor as funções da solução Anaplan, pois conseguimos combinar as fases de apropriação, treinamento e implementação em paralelo. O processo de implementação foi especialmente rápido, sendo que em poucos meses conseguimos implementar todos as etapas de divulgação de orçamentos mensais, atuais e revisadas”, diz Arnaud Louet.
 

Agora, 300 lojas em 11 países podem ser analisadas com um nível inédito de granularidade

A reformulação dos processos de divulgação e a implementação da solução Anaplan foram cruciais para as operações da Maisons du Monde.
 
De agora em diante, com um alto nível de granularidade e análise, o Departamento Financeiro pode divulgar relatórios mensais de avaliação de desempenho para cada função empresarial das 300 lojas em 11 países que representam o mercado da Maisons du Monde.
 
O novo ambiente criado pela solução permite analisar a rentabilidade, tanto do Comércio Eletrônico quanto das lojas físicas, e administrar o desenvolvimento do desempenho.
 
“Como Diretor de Finanças, hoje tenho condições de corroborar as diversas funções de apoio e empresariais. Chegamos ao ponto em que podemos compartilhar todos os KPIs regularmente e com precisão, que servem como plataforma para diálogos corporativos efetivos entre os diferentes departamentos”, diz Arnaud Louet.
 
“A Keyrus Management forneceu métodos, processos e a competência necessária para definir nossos critérios de análise e escolher a solução correta. Com seus especialistas, definimos marcos dentro do projeto para manter um bom ritmo de execução, otimizando cada etapa da implementação”, conclui Arnaud Louet.
 
“Foi uma grande satisfação auxiliar o Departamento Financeiro da Maisons du Monde durante todo o projeto. É sempre interessante apoiar o Departamento Financeiro de uma organização em franco crescimento com processos e ferramentas que apoiam seu desenvolvimento e transformam o Grupo em stakeholder em decisões estratégicas. Este projeto está alinhado com nossa abordagem de atender clientes diretamente, enfrentando seus desafios, combinando nosso conhecimento tecnológico e empresarial”, diz Valérie Frankiel, Gerente Geral Adjunto & Sócio da Keyrus Management.
 

Próximos aplicativos para gestão de desempenho Financeiro, Operacional e de RH

A Anaplan ainda oferece muitas possibilidades para a Maisons du Monde. Com a conclusão desta etapa de divulgação, a Maisons du Monde está analisando como poderia usar a solução para aprofundar seu conhecimento da folha de pagamento das lojas e funções de apoio, aprimorar a logística do planejamento de requisitos e realizar análises detalhadas dos diferentes níveis de margem na coleção do produto.
Abaixar