28.11.17

Opinião do Expert

Gerenciamento de Informação do Produto: Avanços na experiência do usuário graças à relevância dos dados de seus produtos

  • #Digital Experience
  • #Digital Commerce
  • #eCommerce
Laurent Abitbol | Gerente de Projeto de Comércio Digital
Michel Mariën | Diretor Executivo de Comércio Digital
 
Com o crescente número de pontos de contato com o cliente atualmente, lojas físicas, comércio eletrônico, revendedores e aplicativos móveis, o Omnicomércio é um elemento-chave para a prosperidade dos negócios.
 
 

CRESCIMENTO DE OFERTAS E DADOS

O gerenciamento das informações sobre seus produtos é um verdadeiro desafio (ou até uma dor de cabeça) para usuários corporativos. Com dados “espalhados” entre diferentes provedores ou departamentos da empresa, e com múltiplas fontes e formatos heterogêneos, os “produtos de dados” são altamente complexos. A decisão de investir em uma solução PIM é frequentemente liderada pelos Gerentes de Produtos, Marqueteiros e Merchandisers. Os usuários corporativos exigem uma solução PIM intuitiva, capaz de gerenciar e aprimorar as informações de seus produtos e compartilhar essas informações com múltiplos canais com alta eficiência.
 
« Anualmente, as empresas investem, em média, 25 minutos por produto, manualmente limpando as informações não sincronizadas - o custo operacional de limpar 250.000 itens é mais de US$ 3 milhões anuais. » 
A.T. Kearney – AMR Research
 

CLIENTES ESPERAM CONTINUIDADE E COERÊNCIA EM SUAS EXPERIÊNCIAS DE COMPRAS

Um dos maiores desafios do varejista é o gerenciamento dos dados de seus produtos. Os comerciantes precisam oferecer uma experiência consistente aos seus usuários, independentemente do canal ou conjunto de dados envolvido. A melhor maneira de oferecer essa experiência unificada é adotar uma apresentação atualizada e relevante do catálogo de produtos em todos os canais. O cliente sempre busca informações adicionais e sugestões antes de finalizar sua compra, mesmo em uma loja física. Os dados são a chave para manter seus clientes informados.
 

PIM... O QUE SIGNIFICA?

PIM significa “Gerenciamento de Informações do Produto”. É em uma ferramenta ou conjunto de ferramentas que ajuda a centralizar e harmonizar todas as informações necessárias relacionadas ao seu catálogo de produtos, permitindo a publicação dos dados desses produtos em seus canais.
 
O PIM é baseado em três pilares:

Uma solução PIM permite:
 

VAMOS USAR UM PIM... MAS QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

 
● Reduzir o tempo para o mercado
 
Com um ciclo de vida cada vez menor, é importante ser mais ágil e reduzir o tempo para o mercado de seus produtos para estrategicamente superar a concorrência. Uma solução PIM pode reduzir significativamente o prazo de comercialização de um produto, especialmente quando a solução é usada por todas as partes interessadas desde sua fase de design do produto. A solução permite distribuir a informação de forma organizada, independente do canal. Com isso, informações comerciais podem ser preparadas e disseminadas, mesmo antes do produto estar pronto para venda (algo que o Excel não consegue fazer). As soluções PIM permitem que diferentes departamentos tenham acesso às informações relevantes de forma organizada. Essas soluções fornecem um ambiente colaborativo para todas as partes interessadas: marqueteiros, gerentes de produto, tradutores... suas equipes serão mais eficientes usando esse fluxo de trabalho e direitos de acesso.
 
● Desenvolver uma experiência omnicomércio para o cliente
 
Com o crescimento do número de canais de vendas e o volume de dados, é quase inconcebível, e indesejável, usar a ferramenta inadequada para atualizar as informações de seus produtos. As consequências disso podem ser extremamente prejudiciais:  um dos exemplos é o efeito altamente negativo de comunicar dois preços diferentes para o mesmo produto. 
 
« 30% dos dados em catálogos têm erros. » A.T. Kearney - AMR Research
 
Seu PIM permite instantaneamente organizar os dados dos seus produtos em uma visualização unificada e reproduzi-la em vários canais.
 
● Aumente suas vendas
 
Os varejistas perceberam que o gerenciamento efetivo de informações sobre seus produtos tem um efeito direto sobre suas vendas. Com informações mais precisas, completas e consistentes sobre seus produtos, as taxas de conversão podem aumentar de 17% para 56%, de acordo com o A.T. Kearney. Estatísticas de Aberdeen que representaram, em média, 16% de vendas adicionais no comércio eletrônico. Existem vários meios para aumentar suas vendas on-line quando você possui informações alta qualidade sobre seus produtos. Você pode aprimorar os dados que ajudam o consumidor a procurar e encontrar o produto certo, explorar a possibilidade de criar uma ligação entre produtos para promover up-sell e cross-cell e aumentar o valor médio de cada transação, criar agrupamentos para combinar dois ou mais produtos ou serviços, etc...
 
Retorno sobre o investimento
 
O seu PIM aumenta a precisão dos dados de seus produtos e, consequentemente, reduz a taxa de devolução de seus produtos, especialmente na indústria de confecção. “Uma taxa de retorno até 24% menor para varejistas, de acordo com um estudo PIM”. Além de aumentar as taxas de conversão, a qualidade das informações disponíveis sobre o produto também reduz as taxas de devolução. Com informações relevantes sobre o produto, compras equivocadas podem ser evitadas, diminuindo os custos de logística reversa.
 

CONHEÇA SUAS NECESSIDADES PARA ESCOLHER O PIM CORRETO

Sugerimos que avalie seus processos de gerenciamento de produtos, identificando possíveis melhorias e os papéis das partes envolvidas no processo, avaliando suas necessidades. Usuários corporativos devem ser envolvidos na seleção da solução PIM. Eles serão os usuários da nova ferramenta, enfrentando os problemas diários de atualizar o catálogo de produtos e ajudando a otimizar seus processos.
 

ESTE ARTIGO SOBRE O PIM É UM BOM PONTO DE PARTIDA

A Keyrus Digital pode assessorar e acompanhar o processo de otimizar o gerenciamento de produtos. Ajudamos varejistas com o processo de seleção de soluções PIM (realizando avaliações detalhada dos produtos e adaptando os coeficientes de classificação para atender às suas necessidades individuais) e também com a segunda fase, ou seja, de design de seu futuro PIM.
 

10 PERGUNTAS A FAZER AO ESCOLHER SUA SOLUÇÃO PIM

 
1) Quais são suas fraquezas hoje?
Liste os prós e contras da sua solução atual de gerenciamento de produtos. Procure o que você precisa para administrar os dados de seus produtos com mais eficiência.
 
2) Que tipo de produtos você tem e como você gerencia seus atributos e recursos?
Define um modelo para as informações sobre seus produtos (atributos do Produto e recursos de Dados), mas não se limita a um conjunto fixo de produtos.
 
3) De onde vêm seus dados?
Dependendo de sua infraestrutura, defina suas necessidades de integração e o API e conectores você pode precisar entre seu sistema e sua futura solução PIM (por exemplo, conectar com sua plataforma de e-Commerce via WebServices).
 
4) Você tem necessidades específicas?
Alguns aspectos técnicos podem ser fornecidos pelo vendedor PIM prontos para implementar, enquanto outros não. Priorize suas necessidades específicas em relação aos recursos padrão que não serão usados.
 
5) Quem usará sua futura solução PIM?
Pessoas, possivelmente do mundo inteiro, precisam de acesso ao PIM.
 
6) Quais são os requisitos para gerenciamento de canais?
Você precisa de diferentes descrições de produtos de acordo com o canal utilizado (por exemplo, Móvel ou Impresso)?
 
7) Quais são as suas necessidades em termos de controlar seus dados e medir seu progresso?
Você precisa de painéis para monitorar o ciclo de vida e a integridade do seu catálogo de produtos? Como você gostaria de medir a eficiência de sua solução e processos PIM?
 
8) A solução deve gerenciar ativos digitais?
Liste os tipos de ativos digitais (JPEG, GIF, MPEG...) e qualquer tratamento a ser considerado (p.ex., redimensionamento). Alguma de fora da companhia deveria ter acesso às imagens?
 
9) PIM: Local ou Online?
Escolhe entre o PIM terceirizado (disponível via Internet em um servidor remoto) e o PIM interno (instalado em seu servidor corporativo).
 
10) Quais soluções PIM estão disponíveis?
Você pode comparar suas necessidades com a funcionalidade padrão oferecida pelos editores, mas é preferível receber uma demonstração e identificar aquilo que já vem com a solução.
 

SOBRE OS AUTORES

 
Laurent Abitbol é Analista de Negócios - Comércio Digital da Keyrus Durante sua carreira, ele acompanhou grandes grupos na criação e desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico. Devido à sua experiência em Comércio Digital, CRM e BI, ele adquiriu uma visão 360° dos clientes em um ecossistema digital. Ele passou a trabalhar com a Unidade de Negócios de Comercio Digital da Keyrus em 2014.
Michel Mariën é Diretor Executivo de Comércio Digital do Grupo Keyrus Ele é responsável pela unidade Francesa e Tunisiana de Comércio Digital, assim como o desenvolvimento global dos Centros de Competências Digitais da Keyrus. Ele possui mais de 15 anos de experiência em projetos de Comércio Conectado, empreendidos em diversos setores de negócios e com inúmeros clientes, incluindo aqueles com operações locais e outros com alcance global. Michel é capaz de enfrentar qualquer desafio para desenvolver ao máximo seu potencial.
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