30.10.17

Notícia de Imprensa

A Keyrus Digital auxilia o Home Shopping Service a criar o novo website para M6 Boutique

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O Home Shopping Service escolheu a Agência digital do Grupo Keyrus para ajudar na reformulação de seu site m6boutique.com, destinado a atrair um novo grupo de clientes mais conectados e fidelizar sua base de clientes existentes

 

 

Oferecendo uma nova experiência de compras on-line

A M6 Boutique é um dos principais players em distribuição multicanal na França devido a seu modelo inédito (televisão, digital, catálogo e lojas físicas). A televisão hoje não é mais o único ponto de contato com clientes. O comportamento dos clientes está mudando: a proporção de compras realizada online está aumentando em 10 pontos por ano, e seus clientes estão consultando seus smartphones e tablets cada vez mais quando assistem a programas na televisão. Para sustentar essas novas práticas e acelerar o crescimento das suas vendas, a empresa decidiu reformular seu site de comércio eletrônico.

“Queríamos oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra que se equipara com o relacionamento personalizado que há anos desfrutam através do nosso centro de relacionamento”, diz Isabelle Fournier, Diretora-Geral Adjunta do Home Shopping Service“O objetivo também foi atingir um novo grupo de clientes mais conectados, com um site mais rico em conteúdo”.

O Home Shopping Service realizou uma licitação para selecionar o parceiro desse projeto, conversando com dez empresas com abordagens muito diferentes, tanto em termos de tamanho quanto posicionamento. O contrato foi atribuído à Keyrus por sua expertise na Endeca, a ferramenta de comércio eletrônico utilizada pelo site, e seu envolvimento com o lado criativo, com uma proposta gráfica atrativa incorporando a nova imagem da marca do Grupo. As equipes da Keyrus também atenderam aos requisitos do Departamento de SI, que desejava manter controle sobre o projeto e trabalhar de forma colaborativa com outros Departamentos.

A metodologia proposta pela Keyrus incluiu uma fase preliminar aplicando a metodologia Design Thinking para estudar o comportamento dos clientes. Uma vez definido que o cliente estará no centro do processo estratégico, novas experiências para os clientes foram sugeridas e testadas em maquetes redesenhadas incorporando um tema de cores modernizado.

Características comerciais específicas integradas na experiência de compra

Ao lado da reformulação gráfica, os especialistas da Keyrus passaram a analisar as regras de gerenciamento. Os aspectos de cross-selling e up-selling foram difíceis de incorporar em um ambiente de comércio eletrônico, embora sejam muito eficazes em call centers. A Keyrus fez várias propostas para inserir esses conceitos diretamente na ergonomia do site através das fichas de informação dos produtos. O projeto também procurou estabelecer um sistema de navegação personalizada, caso o cliente fosse membro do “Clube de Fidelidade”.

A equipe responsável pelo projeto também revisou toda a estrutura do catálogo para aprimorar o SEO. “A Keyrus foi a única prestadora de serviço a trazer ao projeto essa abordagem focada em SEO, implementando um plano de transição para não começar tudo do zero quando o novo site foi lançado”, explica Olivier Savaëte, Diretor de Vendas Digitais no Home Shopping Service. “O plano de ação também garantiu que iríamos aparecer em pesquisas de cauda longa, um ganho significativo em tráfego”.

Um site de comércio eletrônico mais interativo e rico em conteúdo

As funcionalidades e ergonomia do novo site transcendem as convenções de venda on-line. A nova apresentação permite exibir uma lista personalizada de produtos de acordo com os desejos do cliente. “A Keyrus nos propôs uma ergonomia original e distante do padrão de pesquisa de produtos divididos por categoria. Com a nossa “ferramenta de desejos”, fazemos perguntas sobre os desejos do visitante e sugerimos ofertas que talvez não iriam aparecer no modo de busca padrão”, diz Olivier Savaëte.

O site também inclui mais conteúdo incorporado na árvore de produtos, oferecendo uma experiência mais próxima de uma revista eletrônica, otimizando também o sistema de referência nativo do site. O visitante recebe informações e entretenimento, estendendo o tempo que passa navegando no site. Outro fator importante é que o site foi criado inteiramente em um projeto responsivo, oferecendo uma experiência homogênea ao longo da experiência de navegação e compra, independente do dispositivo utilizado.

Criatividade e técnica - duas habilidades apoiando um método Agile

Para esse projeto de grande escala, a Keyrus mobilizou equipes que possuem conhecimentos técnicos e criativos complementares.  “O relacionamento profissional foi mais simples do que seria se tivéssemos usado duas empresas, uma agência digital e um integrador técnico. Além disso, a Keyrus dominou e aplicou a metodologia Agile de gerenciamento de projetos, que permite otimizar toda a organização, tanto em prazos quanto recursos”, acrescenta Olivier de Montalembert, Diretor IS do Home Shopping Service.

“Esse ambicioso projeto foi uma oportunidade para a Keyrus demonstrar a natureza complementar do nosso know-how e a capacidade de inovar nos aspectos criativos e técnicos”, diz Yannick Gonnet, Diretor de Consultoria Digital da Keyrus“Esse novo site da M6 Boutique segue a estratégia multicanal promovida pelo Grupo M6 e atingiu todas suas metas, oferecendo uma experiência moderna ao usuário e criando meios para conquistar a fidelidade de clientes atuais e atrair um novo grupo de clientes mais conectados”.

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