29.09.17

Notícia de Imprensa

A Keyrus anuncia que auxiliou a Best Western França a implementar a solução Qlik Sense® para reforçar sua gestão de desempenho.

  • ##Data Intelligence

O aplicativo Qlik Sense®, implantado pela sede da Best Western França com a ajuda de especialistas da Keyrus, está agregando  valor aos serviços oferecidos pela rede de hotéis Best Western na França, que consegue reagir mais rapidamente às mudanças em seu negócio.

A Best Western França, um grupo de quase 300 hotéis independentes, oferece a seus franqueados um sistema de reservas centralizadas e outros serviços para melhorar seu desempenho em termos da taxa de ocupação e geração de receitas. No final de 2015, a Best Western França decidiu adotar a solução de análise visual Qlik Sense®, com a intenção de aprimorar o alcance e o valor de seus serviços.  A companhia buscou apoio no expertise da Keyrus com as soluções Qlik para projetar um aplicativo que poderia produzir uma visão geral do desempenho de cada hotel, utilizando todos os dados internos e externos disponíveis.

Uma necessidade urgente de evoluir além da configuração existente

O projeto administrado pela Keyrus refletiu a necessidade urgente de substituir a ferramenta que a rede de hotéis estava prestes a tirar de linha. “Tivemos pouco tempo para escolher a nova solução, mas eu vi nisso uma oportunidade de obter uma ferramenta mais ergonômica, menos estática e que poderia ser mais útil para os funcionários”, explica Bruno Rossolin, Diretor Financeiro e Administrativo da Best Western. Foi em virtude desses critérios, além da extensão de suas possibilidades gráficas, que o Qlik Sense® se destacou como a melhor escolha, reforçado pelo fato de que a solução já foi implementada com sucesso pela Best Western Itália. “Para implementar este projeto, a Qlik nos apresentou à Keyrus, cuja experiência e conhecimento garantiram a capacidade de implementar a solução de acordo com nossas necessidades e dentro de um prazo muito curto”.

Maior controle sobre fontes de dados

Esta mudança de ferramenta também foi uma oportunidade para revisar completamente as fontes de dados que a sede e, especialmente o departamento de Gestão de Receitas, poderia usar para monitorar o desempenho dos hotéis e divulgar informações mais detalhadas, além de prestar um serviço mais personalizado. “A participação da Keyrus foi decisiva. A equipe da Keyrus com quem trabalhamos era altamente qualificada e nos ajudou a entender melhor nossos dados, retomar controle dessas informações e estruturá-las para para serem mais úteis”, enfatiza Bruno Rossolin.

Foi com a assistência da Keyrus que foi tomada a decisão de criar um data warehouse independente, agrupando todas as fontes de dados usadas para medir o desempenho: dados de reservas transmitidos pelo sistema central do Best Western França e por plataformas como o Booking.com e Expedia, dados do CRM e informações do mercado de fornecedores especializados do setor de hotelaria.

“A estruturação deste banco de dados foi uma estapa importante do projeto”, disse Sakil Mamodeally, Diretor de Dados Inteligentes da Keyrus. “É o banco de dados que alimenta o aplicativo Qlik Sense®, que a Best Western pode usar para controlar suas fontes de dados e também integrar novas fontes, enriquecendo e ampliando suas análises e os relatórios de desempenho que produzem”.

Uma ferramenta para guiar, administrar e desenvolver a rede

Hoje, o Qlik Sense® é usado por cerca de quarenta funcionários que trabalham na sede da Best Western França, ao contrário do aplicativo anterior, usado por apenas cinco pessoas. O aplicativo Qlik Sense® permite automatizar a produção de relatórios periódicos em formato PDF (via Qlik Nprinting), onde antes os relatórios eram distribuídos em formato impresso. Uma vez por mês, esses novos relatórios são enviados para os hotéis, oferecendo uma visão geral de seu desempenho.

Na sede, o Departamento de Gestão de Receita usa o Qlik diariamente para minitorar e analisar o desempenho dos hotéis de acordo com sua categoria, marca, região, fonte de reservas... O aplicativo também permite assessorar os hotéis sobre ajustes de preços sazonais, o estado do mercado, o volume de reservas e as taxas de cancelamento observadas. “O Qlik trouxe uma mudança cultural dentro do nosso grupo e tornou-se uma ferramenta indispensável”, disse Bruno Rossolin. “Especificamente, o aplicativo serviu para demonstrar o valor agregado do nosso departamento de Gestão de Receita, cujo expertise passou a ser amplamente reconhecido pelos nossos membros”.

Os departamentos de Gerenciamento de Rede, Desenvolvimento e equipes comerciais também tenham acesso ao Qlik Sense®. De fato, como parte do processo de recrutamento de novos estabelecimentos, o Departamento de Desenvolvimento usa o sistema para apresentar as possíveis receitas que um hotel candidato poderia obter depois de se afiliar com a Best Western França, baseado em suas características e localização.

Uma mudança que eleva a utilização de Dados

Hoje, a Best Western França planeja utilizar o Qlik Sense® para faturar as comissões sobre as receitas dos hotéis e integrar os dados de CRM utilizados pelo grupo na Europa, proporcionando uma visão mais abrangente da base de clientes. Com essa nova integração, o Departamento de Marketing poderá usar a Qlik para aprimorar sua percepção do consumidor e otimizar suas campanhas. “Informações sobre o consumidor e o dados operacionais recebidos em tempo real são mais importantes do que nunca, especialmente em um setor onde a concorrência de intermediários on-line e formas alternativas de acomodação estão é cada vez mais presente”, conclui Bruno Rossolin.

“Contra este pano de fundo, manter o controle dos dados e usar essas informações para eficazmente conhecer o cliente e antecipar as mudanças do mercado é, por si só, um fator chave no desempenho. Com o aplicativo Qlik Sense®, e à assistência dos especialistas da Keyrus, agora podemos aproveitar desta vantagem e, ao mesmo tempo, apoiar o desenvolvimento interno de um cultura baseada em dados”.