22.06.17

Notícia de Imprensa

Keyrus ajuda 20 Minutes na criação de mecanismo de recomendação de conteúdo e na otimização do conhecimento sobre o consumidor através do seu Data Science Boot Camp

  • #Data Intelligence
  • #Big Data Analitycs

A Keyrus anuncia que está ajudando o 20 Minutes na utilização dos seus dados para criar um mecanismo de recomendação de conteúdo e na otimização do conhecimento a respeito do consumidor

 

 

Utilização dos dados para obter um conhecimento maior sobre o consumidor

Em 2015, o 20 Minutes decidiu criar uma Entidade de Dados para utilizar as informações coletadas em seus diversos sites e aplicativos de distribuição de conteúdo. Entre seus projetos iniciais relacionados aos dados, o Grupo deseja testar a realização de recomendações pessoais de artigos de acordo com os perfis dos visitantes. O objetivo é o de manter o leitor no site por mais tempo, propondo-o um conteúdo do seu interesse e possibilitando a conquista da sua fidelidade.

"Em um site como o 20 Minutes, os visitantes não se identificam", explica Winoc Coppens, Diretor de Sistemas de Informação do 20 Minutes"Por isso, a tática de personalização deve contar com os cookies para capturar os dados do comportamento do leitor e deduzir, a partir deles, quais informações seriam mais relevantes para atrair esses leitores para a sua próxima visita." Para utilizar esse volume de dados, a Data Science se mostra indispensável, mas para isso, são necessários profissionais com perfis técnicos muito específicos.

Um Big Data Boot Camp que combina agilidade, expertise e inovação

Em 2016, o 20 Minutes procurou a Keyrus, que sugeriu a sua participação em seu Data Science Boot Camp. Essa iniciativa consiste em propor, às empresas, projetos inovadores nos quais elas trabalham com futuros engenheiros treinados pela Keyrus nas mais avançadas tecnologias de Data Science e supervisionados pelos especialistas da Keyrus ao longo de toda a missão.

"Entramos imediatamente no projeto, porque isso nos permitiu trabalhar com profissionais com um perfil jovem, próximo daquele dos nossos leitores-alvo, e que nos forneceram uma perspectiva externa interessante, a um custo compatível para esse tipo de expertise em Data Science", explica Winoc Coppens.

Os estágios de refinamento dos Dados

Durante o primeiro estágio do projeto, os especialistas da Keyrus levantaram a necessidade de elevar a precisão dos dados, de modo a permitir que a Data Science fosse aplicada a eles de forma relevante. "Graças aos ciclos iterativos do projeto, conduzidos utilizando a metodologia Scrum, rapidamente pudemos elevar a qualidade dos dados ao acrescentarmos as tags necessárias em nossos sites e aplicativos", especifica Sébastien Kaczor, Analista de Dados encarregado da Entidade de Dados do 20 Minutes.

No final dessa primeira fase, concebemos a definição das melhores regras a serem aplicadas. Esse processo de concepção foi realizado por meio de workshops nos quais, em especial, a equipe de Marketing participou. Após cada proposta de conteúdo, um Teste A/B foi conduzido para avaliar a pertinência da recomendação.

Validação das hipóteses e obtenção de novos insights

No intervalo de poucos meses, o projeto permitiu que o 20 Minutes desenvolvesse significativamente seu pensamento sobre a valorização dos seus dados. "Ao utilizar os dados, pudemos confirmar nossas hipóteses", observa Winoc Coppens"Em cada projeto, agora utilizamos os dados para validar nossas escolhas e fornecer novas ideias."

Quanto às recomendações de conteúdo, o 20 Minutes deseja continuar com os testes, especialmente nos aplicativos móveis, nos quais há um nível maior de participação dos usuários. Esse experimento inicial estabelece prospectos para a integração da recomendação de conteúdo em outras plataformas, como o robô do Messenger que o 20 Minutes lançará em breve.

"A assistência da Keyrus na estrutura do seu Boot Camp atingiu totalmente as nossas expectativas e nos permitiu avançar rapidamente em relação ao aprimoramento do insight do nosso leitor", conclui Winoc Coppens. "Estávamos tão satisfeitos com o mecanismo de recomendação de conteúdo que decidimos adaptá-lo no próximo Keyrus Boot Camp 2017 para podermos incorporá-lo em nosso novo back office para jornalistas."

"Estamos muito satisfeitos com a confiança que o 20 Minutes depositou em nós no contexto do nosso Big Data Boot Camp", declara Nicolas Marivin, Gerente de Big Data & Analytics da Keyrus"Esse projeto inovador nos permite valorizar nossas competências e inserir perfis raros de profissionais em nossas equipes, que enfrentam diretamente os desafios dos negócios estratégicos."