11.05.17

Notícia de Imprensa

A Keyrus Digital ajuda a Camaïeu a desenvolver suas atividades digitais com a reformulação do site de varejo francês

    A Keyrus anuncia o go-live do novo site francês de e-commerce da Camaïeu, parte de um projeto estratégico para reformular os sites do grupo.

     

     

    Criada em 1984, a Camaïeu é marca líder em vestuário feminino em nível internacional e possui rede própria com mais de mil lojas (das quais 650 na França) presentes em 21 países. É um player reconhecido no varejo on-line que, em várias ocasiões, foi premiado por progressos tecnológicos e criativos no campo de comércio eletrônico, tendo escolhido a Keyrus para trabalhar no projeto de reformulação dos sites de varejo. O projeto tem a intenção de ajudar a Camaïeu a desenvolver os negócios e reforçar sua expansão internacional. Após o lançamento do site polonês no final de 2015, a Camaïeu renovou com êxito o site francês baseando-se na experiência em e-commerce da Keyrus, bem como no conhecimento técnico e funcional da plataforma SAP Hybris.

    Uma abordagem de projeto rápida, em sintonia com a organização interna

    Considerando-se a experiência da Camaïeu em e-commerce e a complexidade de seu sistema de informação, houve grandes expectativas e maiores limitações em torno deste projeto. A empresa havia especialmente desenvolvido uma série de serviços inovadores entre canais, que deveriam ser reproduzidos no novo site e incorporados na área administrativa. A Camaïeu também quis racionalizar seu sistema de informações e reforçar a coerência em termos de urbanização.

    Ao convocar propostas de ofertas, a Camaïeu avaliou a natureza ponderada da resposta da Keyrus, que propôs um calendário flexível e realista e uma metodologia rápida de projeto, de acordo com a organização implantada na Camaïeu. Essa abordagem pragmática estava em sintonia com a visão de David Jiménez Cervera, Diretor do Departamento de Estudos da Camaïeu: “Sabemos que, em e-commerce, as exigências estão mudando permanentemente. Fomos flexíveis ao definir os limites do projeto; a rápida metodologia da Keyrus permitiu que as equipes se adaptem rapidamente às necessidades da Camaïeu".

    Sólidas bases tecnológicas

    O projeto inicial de reformulação do site polonês, concluído pela Keyrus em 6 meses, permitiu à Camaïeu validar as escolhas tecnológicas efetuadas e implementar uma rigorosa integração junto a área administrativa. “A multiplicidade dos serviços entre canais e métodos de entrega e pagamento – reserva da rede à loja, da loja à rede, entrega em guarda-volumes – gera inúmeros fluxos de informação junto aos diferentes níveis da área administrativa, para a qual escolhemos os melhores", explica David Jiménez Cervera.  Além disso foram feitos diversos trabalhos no depósito de produtos, de modo a ter um único repositório que, depois, poderia ser personalizado para cada país.

    Modelo básico para acelerar implantação futura

    Após o lançamento do site de revenda polaco, que já foi implantado pelas equipes da Keyrus, a Camaïeu está reformulando o site francês e decidiu aproveitar a oportunidade para elaborar um modelo central. O objetivo é incorporar a ele tantas características quanto possível, de modo a manter uma excelente experiência do cliente e se preparar para a implantação de novos serviços. A plataforma SAP Hybris também permite satisfazer as expectativas da Camaïeu em termos de e-merchandising: “Colocamos cerca de dez novos produtos no catálogo a cada semana", explica Alison Muyard, Diretora de Desenvolvimento entre Canais da Camaïeu. “Em um site como o nosso, as funcionalidades de pesquisa, navegação e destaque são, portanto, fundamentais em termos de otimização da taxa de conversão".

    Base sólida para dar suporte à estratégia da Camaïeu

    Graças ao trabalho realizado com a Keyrus no site polonês, o projeto do site francês está em andamento, sendo sua complexidade, custos e prazos gerenciados de maneira eficaz. Lançado em setembro passado, o site francês enfrentou o desafio de preencher rapidamente a lacuna naturalmente causada pelo lançamento de um novo site. “Hoje, todos os indicadores são positivos, particularmente com o aumento do tráfego e da taxa de conversão", observa David Jiménez Cervera.

    Seguindo em frente, a Camaïeu estuda a extensão do escopo funcional do site com a Keyrus, de modo a criar um roteiro conjunto que incorpore muito mais serviços.

    “A assistência da Keyrus nos permitiu realizar com êxito nossos dois projetos estratégicos de e-commerce. Valorizamos a estabilidade das equipes, a experiência em e-commerce e a compreensão abrangente da plataforma SAP Hybris", conclui Ovide Perrier, Diretor de Sistemas de Informação e Organização da Camaïeu. “Atualmente, temos recursos para implantar novos serviços entre canais para a nossa clientela, tanto na França como em nível internacional. Buscamos desenvolvimento pela integração de novos canais digitais e modelos de negócio".

    “Com o sucesso do lançamento dessa nova versão do site francês, a parceria estratégica que fizemos com a Camaïeu está dando frutos. Temos o prazer de demonstrar mais uma vez a experiência técnica e funcional das nossas equipes, o que nos permite ajudar a Camaïeu com este projeto digital estratégico em longo prazo", afirma Julien Bidet, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Keyrus Digital.

    Download PDF (em inglês)