19.04.17

Notícia de Imprensa

Keyrus ajuda Somfy a valorizar os dados dos seus clientes

    No início de 2016, a Somfy France confiou à Keyrus a tarefa de analisar seus dados B2C e explorar seu potencial para ganhar percepção sobre os clientes, bem como potencializar a experiência oferecida a eles.

     

     

    A Keyrus está ajudando a Somfy a ampliar e valorizar sua percepção sobre os clientes B2C.

    A Somfy, líder mundial em dispositivos automáticos e soluções de controle para casas inteligentes, recentemente diversificou sua abordagem B2C e desenvolveu uma linha para o mercado de massa. A mudança no seu modelo de vendas, que anteriormente estava amplamente escorada nas vendas indiretas, envolveu uma revisão completa da forma como a Somfy abordava seus clientes. Para ajudá-la a administrar essa mudança e a refinar sua percepção sobre os clientes, a Somfy confiou na capacidade de Mineração dados da Keyrus, para se munir de uma melhor compreensão da trajetória dos seus clientes, mas também para antecipar suas necessidades e garantir que elas sejam atendidas.

    Uma metodologia instrutiva, formadora e efetiva

    A fase de auditoria abordou, basicamente, os dados presentes no CRM, além das informações fornecidas pelos clientes por meio de formulários de internet, e pelo Atendimento ao Cliente, das suas conversas telefônicas com os clientes. "Nesse contexto, a abordagem tripartite proposta pela Keyrus nos permitiu, por um lado, entender que não existe mágica em relação à Mineração de dados e, por outro, a mapear o que tínhamos que implementar para obter uma ampla percepção dos nossos clientes a partir dos nossos dados e a valorizar essa percepção", explicou Xavier Raynal, Coordenador de Projetos Web da Somfy France.

    No âmbito da análise descritiva, que foi a primeira parte da tarefa, a Keyrus conduziu uma análise de qualidade dos dados. O principal objetivo desse trabalho foi esboçar uma segmentação inicial dos clientes B2C da Somfy France, e identificar perfis típicos de clientes. "Aprendemos muito sobre a real situação dos nossos bancos de dados, bem como sobre os métodos que nos permitiriam fortalecer nossos processos de aquisição de dados e torná-los mais confiáveis", avalia Xavier Raynal.

    Com isso, a Somfy lançou as bases de um projeto de harmonização de dados. A empresa começou a retrabalhar seus formulários de internet, deixando-os mais simples, e introduzindo tanto os formulários como as ferramentas utilizadas pelos mecanismos das equipes de Atendimento ao Cliente, para controlar como os dados haviam entrado. Dessa forma, foram produzidos dados de contato abrangentes e padronizados.

    A Keyrus, então, voltou seu foco para a análise preditiva, com o objetivo principal de identificar novos meios de impulsionar as vendas diretas, por meio do estudo dos hábitos e perfis de compra dos consumidores.

    "Apesar da redução do tamanho da amostra e das dificuldades para reconciliar os dados, destacamos tendências promissoras para a Somfy", explica Sylvain Coppéré, Gerente Regional de Práticas, Big Data e Analítica da Keyrus"Por exemplo, saber que um percentual muito alto de clientes que têm este ou aquele produto de controle automático de aberturas na sua casa também têm o controlador da Somfy – ao passo que o contrário não é verdadeiro – molda planos de ação de marketing, que podem ser colocados em prática rapidamente."

    Grande apoio para garantir incentivo interno

    Para conferir consistência ao projeto, a Keyrus desenvolveu um plano de recomendações técnicas e operacionais. Esse trabalho, que envolveu diversos departamentos do Grupo (TI, Marketing, Digital, Atendimento ao Cliente e Administração), foi tema de um relatório apresentado em uma reunião com todos os envolvidos com a área de Dados da Somfy France.

    "Além de nos permitir aprender coisas sobre nossos consumidores e identificar alavancas de negócio, o trabalho realizado com a Keyrus colocou em evidência os aspectos sobre os quais precisamos trabalhar se quisermos garantir uma melhoria duradoura em nossa percepção dos clientes, e extrair o máximo de valor dela", aponta Xavier Raynal"Graças aos métodos bastante instrutivos e participativos utilizados pela Keyrus ao longo do trabalho, cada pessoa sabe como os projetos de análise de dados dizem respeito a ela na sua função na empresa. Isso nos permite enfrentar as próximas etapas com mais maturidade.”

     

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