21.03.17

Notícia de Imprensa

Os primeiros alunos do Curso de Ciência de Dados da École Polytechnique estão entrando no mercado de trabalho, o Curso foi lançado no final de 2014 em parceria com a Keyrus, Orange e Thales

    A Keyrus e seus parceiros, Orange e Thales, tornaram pública a avaliação do  2o ano de atividade do Curso de Ciência de Dados da École Polytechnique.

    No total, mais de 250 estudantes, dos quais 100 participaram do programa Ingénieur Polytechnicien e cerca de 150 se especializaram em Ciência de Dados durante seu 2º ano de Mestrado em Matemática e Aplicação, beneficiados por algumas das conferências do Curso de Ciência de Dados da École Polytechnique. A explosão atual da quantidade de dados inquestionavelmente tornou o Big Data um dos maiores desafios econômicos e organizacionais que as empresas terão de lidar. Conforme a Pesquisa de Mercado de Transparência da empresa, as receitas do mercado de Big Data devem crescer em até 40% e aumentar de 8,9 bilhões de dólares em 2014 para 24,6 bilhões de dólares em 2016.

    O mercado precisa de especialistas de alto nível capazes de obter dados, diretamente de sua coleta, por meio de sua classificação e análise, para seu armazenamento, para assim dar sentido e criar valor a partir deles, e, fazendo isso, gerar novas fontes de crescimento duradouro. Desde que a Disciplina de Ciência de Dados foi lançada em outubro de 2014, muitos estudantes e estudantes de engenharia das “grandes escolas” têm se beneficiado de cursos de treinamento de excelência suportados por essa Disciplina.

    O Curso objetiva suportar o treinamento em ciência de dados aplicada ao Big Data por meio de 2 cursos: um curso de 3oano dentro do Programa “Ingénieur Polytechnicien”, e um curso de mestrado de  2oano que foi inicialmente aprovado em conjunto pela École Polytechnique Télécom ParisTech, e que está agora sob os auspícios da Universidade de Paris-Saclay.

    Além disso, um programa de treinamento no trabalho em ciência de dados particularmente inovador, chamado “Programa para Iniciante em Ciência de Dados”, foi criado ao mesmo tempo como os programas de treinamento acima mencionados. Ele ajuda os profissionais a desenvolverem seu conhecimento em Big Data e Ciência de Dados. Este programa de desenvolvimento de profissional contínuo tem sido realizado com sucesso absolutamente notável, o que é confirmado de uma sessão de treinamento à outra.

    Através desse Curso de ensino e pesquisa, os parceiros do setor KeyrusOrange, e Thales estão demonstrando grande interesse nos jovens graduados do fluxo de ciência de dados massivos École Polytechnique’s . Além disso, esses parceiros estão também oferecendo locais e trabalhos que correspondam a esses perfis acadêmicos.

     

    Resultados muito positivos para os participantes envolvidos:

    Jacques Biot, Presidente da École polytechnique, expressa sua alegria: “No trabalho realizado com os parceiros. A Disciplina de Ciência de Dados tem desempenhado um papel importante no estabelecimento de cursos de treinamento de excelência que produzam um número de graduados prontos para atender o desafio de analisar, utilizar, valorizar e proteger dados em massa. É um prazer observar que o apetite de nossos estudantes para esse setor promissor está sendo confirmado e que o suporte fornecido para esses programas de treinamento agora atende aos requisitos de recrutamento das empresas."

    Bruno Teboul, Vice Presidente Sênior de Ciência e Inovação na Keyrus, comenta: “Estamos muito felizes com o trabalho cumprido e resultados encorajadores produzidos graças ao estabelecimento do Curso. Ao mesmo tempo, estamos orgulhosos por estarmos envolvidos e comprometidos com a promoção do Big Data e Ciência de Dados, juntamente com nossos parceiros. Nós estamos desempenhando nossa parte no desenvolvimento direto do campo de Big Data e Ciência de Dados na França treinando Cientistas de Dados e Cientistas de Computação experientes, além de recrutar alguns deles para trabalhar em nossos projetos ou enviando-os para participar dos departamentos de Análise de nossos clientes.

    Para Marko Erman, Diretor de R&T na Thales: “O Big Data desempenha um papel cada vez mais significativo nos sistemas e serviços que a Thales propõe para seus clientes.  Para levar essas soluções à frente e auxiliar nossos clientes com sua transformação digital, é fundamental desenvolver habilidades de Ciência de Dados. O estabelecimento do Curso de Ciência de dados encoraja os estudantes a desenvolverem as carreiras nestas disciplinas cada vez mais procuradas e treiná-los nelas. Está totalmente alinhada com a estratégia e requisitos da Thales."
    Henri Sanson, Chefe de Dados e Pesquisa de Conhecimento na  Orange, acrescenta: “Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado com o Curso, assim como em relação ao treinamento inicial de jovens graduados de alto nível como com o treinamento no trabalho, que nos permite treinar várias dezenas de nossos empregados por ano . O Big Data constitui uma questão chave no desempenho técnico e econômico, e por essa razão, nós estamos reforçando nossas equipes de Cientistas de Dados operacionais, assim como nossas equipes de pesquisa, que são, de fato, mundialmente reconhecidos no assunto."

     

    SOBRE A ECOLE POLYTECHNIQUE

    A École Polytechnique é o instituto francês líder que combina pesquisa de alto nível, estudos acadêmicos e inovação de ponta em ciência e tecnologia. Seus diversos programas em nível de graduação e pós graduação, bacharelado, Ingénieur Polytechnicien, Mestrado, Pós-graduação, Programa de PhD e PhD , são altamente seletivos e promovem uma cultura de excelência com forte ênfase em ciência, ancorada em tradições humanistas. Como uma universidade amplamente internacionalizada, a École Polytechnique oferece uma variedade de programas internacionais e atrai um número crescente de estudantes estrangeiros e pesquisadores ao redor do mundo (atualmente 30% dos estudantes e 39% dos membros do corpo docente).

    A École Polytechnique oferece uma educação excepcional para preparar homens e mulheres excelentes para se destacarem em posições chave de alto nível e conduzir projetos complexos e inovadores que atendam aos desafios da sociedade do século 21, tudo enquanto mantêm um senso profundo de suas responsabilidades civis e sociais. Com seus 22 laboratórios, 21 dos quais são unidades de pesquisa conjuntas com o Centro Nacional Francês para Pesquisa Científica (CNRS), o Centro de Pesquisa École Polytechnique explora as fronteiras de conhecimento interdisciplinar para fornecer contribuições maiores para a ciência, tecnologia e sociedade. A École Polytechnique é um membro fundador da Université paris-Saclay.

    www.polytechnique.edu

     

    SOBRE A ORANGE

    A Orange é uma das operadoras de telecomunicações líder no mundo com vendas de 40.9 bilhões de euros em 2016 e 155.000 empregados em todo o mundo em 31 de dezembro de 2016, incluindo 96.000 empregados na França. Presente em 29 países, o Grupo tem uma base total de 263 milhões de clientes em todo o mundo em 31 de dezembro de 2016, incluindo 202 milhões de clientes móveis e 18 milhões de clientes de banda larga fixa. A Orange também é uma prestadora líder de TI global e serviços de comunicação para empresas multinacionais, sob a marca Orange Business Services. Em março de 2015, o Grupo apresentou seu novo plano estratégico “Essentials2020” que coloca a experiência do cliente no coração de sua estratégia, com o objetivo de permitir que eles se beneficiem totalmente do universo digital e do poder de suas redes de nova geração.

    A Orange está listada na Euronext Paris (símbolo ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (símbolo ORAN).

    Para mais informações na internet e em seu celular: www.orange.comwww.orange-business.com ou siga-nos no Twitter: @orangegrouppr.

    A Orange e qualquer outro produto Orange ou nomes de serviço incluídos neste material são marcas comerciais da Orange ou Orange Brand Services Limited.

     

    SOBRE A THALES

    A Thales é líder em tecnologia para os mercados Aeroespacial, de Transporte, Defesa e Segurança.  Com 64.000 empregados em 56 países, a Thales reportou vendas de €14,9 bilhões em 2016. Com mais de 25.000 engenheiros e pesquisadores, a Thales tem uma capacidade única de projetar e implementar equipamento, sistemas e serviços para atender aos requisitos de segurança mais complexos. Esta projeção internacional excepcional permite trabalhar em proximidade com seus clientes em todo o mundo.