COMUNICAÇÃO

Funções de comunicação evoluíram de funções "informativas" para um posicionamento de "Comitê executivo".

O Departamento de Comunicação tem cada vez menos uma função de "recepção/divulgação de informação". Ele ocupa um papel mais estratégico de característica transversal dentro da organização, apoiando as transformações da empresa.

Com a combinação de digitalização e o aumento de dados disponíveis, toda a função de comunicação é virada de cabeça para baixo.

A partir de agora, a comunicação e o planejamento de mídia, seja ele interno ou externo, estão evoluindo para enfrentar novos desafios e requisitos para a capacidade de resposta em tempo real: a constante presença on-line, a necessidade da gestão de crises, a diminuição das receitas de publicidade e orçamentos, o uso da neurociência, etc.

A Keyrus auxilia os departamentos de comunicação e serviços com a função de reinventar-se ao abordar quatro grandes questões:

  • Processamento e divulgação de comunicação externa e interna na era digital e do Big Data,
  • Construção e desenvimento de plataformas de marca - Brand Equity (marca de capital próprio), 
  • Otimização de omnimidia e planos omnichannel,
  • Melhorando a eficácia e impacto da publicidade : pós-testes e métricas - Retorno dos investimentos de Publicidade e Marketing.

Comunicação na era Digital e do Big Data

Comunicação interna: formular recomendações sobre estratégias e metodologias para a gestão de comunicação interna por meio de análise de dados, web, redes sociais, rede corporativa (RSC) , e "aplicativos móveis” da organização.

  • Análise de dados internos, 
  • Colocar em prática uma estratégia para rede social e mobile,
  • Recomendações de esboço de metodologia.

Comunicação externa: definir a estratégia e o plano de execução para "dados e digital" orientada á comunicação externa. Recomendar ferramentas e roteiros associados.

  • Orientar sobre a comunicação externa,
  • Produzir um plano orientado á comunicação de "Dados e Digital",
  • Esboçar recomendações sobre ferramentas, o Roteiro, e a implementação.


Construção e desenvolvimento de plataformas de marca (Brand Equity)

Plataformas da marca: construir e/ou desenvolver uma plataforma digital da marca.

Construir uma estratégia para capital de marca para todos canais digitais para criar e sustentar sua “Marca de Capital Próprio”: suportando conteúdo, compromisso e lealdade. 

  • Definição e construção de plataformas da marca,
  • Aplicação de monitoramento da plataforma da marca,
  • Definição de uma estratégia sustentável para contar a história da marca.

Inovação e ferramentas: Aconselhe, recomende e implemente soluções inovadoras para o monitoramento de “equidade da marca digital” em tempo real. Organize workshops e treinamentos sob medida para auxiliar a implementação de um plano local e geral da plataforma da marca.

  • Definição da estratégia da marca de referência e o benchmark digital,
  • Apresentação de workshops com abordagem ampla e local para a marca,
  • Implementação e geração de mudança.

Otimização do plano omnimidia (retorno sobre investimentos de publicidade)

Definição de uma estratégia baseada no retorno direto e indireto sobre o investimento do plano omnimidia: definir KPIs, colocar em evidência os relatórios/painéis de controle para gerenciar todas as despesas e receitas.

  • Defina a estratégia de omnimedia 
  • Coloque em evidência os avisos de KPIs e média de resultados 
  • Execute relatórios em tempo real
  • Formule recomendações para o plano Omnimidia
  • Execute o plano de ação Omnimidia
  • Analise e implementar ações corretivas

Publicidade a eficácia e impacto (pós-testes e medidas)

A Keyrus, que é um parceiro estratégico da Millward Brown, realiza publicidade pós-testes para marcas que fazem publicidade e usam agências de publicidade usando o modelo (CAW), através de acesso à web e entrevistas.

Desta forma, é possível analisar a eficácia e o impacto da publicidade em clientes atuais e potenciais em termos da sua consciência declarada, aprovação, apego, engajamento e grau de persuasão.

  • Defina protocolos de pós-teste,
  • Oriente e monitore continuamente o desempenho da campanha,
  • Gere relatórios e painéis de controle.

Pós-testes de neurociência (Codificação Facial)

Emoções dirigem a nossa atenção e moldam nossas decisões diretamente para a escolha de uma marca.

Para que você possa identificar e descriptografar estes processos detalhadamente a Keyrus usa neurociência para interpretar efetivamente as emoções primárias do rosto ("codificação Facial").

  • Aconselhe e ajudar o consumidor na neurociência
  • Treine e realize workshops sobre neurociência consumidor
  • Implemente o método de codificação facial através da solução Affectiva ( Millward Brown)

REFÊRENCIAS

  • Grande empresa do setor de Mídia e Entretenimento

    Campanhas de comunicação nas redes sociais, a fim dissiminar para o maior número de fãs da marca e mercados locais (e-marketing, e-mailing, competições na rede social).

  • Grande empresa do setor Industrial

    Reorganização do departamento de Marketing e Comunicação. Definição da estrutura organizacional, avaliação das habilidades necessárias ligadas à evolução das funções do negócio revisões para os canais digitais, o estabelecimento dos processos de coordenação e rotinas para aplicar internamente e com as agências parceiras.