AUTOMOBILÍSTICO

Uma indústria que está se revolucionando em um novo e conectado ecossistema

A corrida para atingir uma massa crítica, que atualmente é o tema favorito dos fabricantes de automóveis, implica na padronização de plataformas e no aumento do ritmo de investimentos industriais e comerciais em países emergentes. No entanto, não deve obscurecer os problemas estruturais que essas empresas têm de enfrentar em seus mercados tradicionais:

  • Produção além da capacidade das fábricas para entrega dentro das expectativas
  • Custos altos de distribuição que ainda dependem essencialmente de redes físicas
  • Encolhimento das margens em todas as atividades, tradicionalmente nos veículos novos, mas agora também no mercado de reposição

É uma batalha árdua para uma indústria automóvel, que tem de enfrentar o fato de que seu modelo econômico está a ser seriamente posto em prova em toda a sua cadeia de valor. Na véspera de uma profunda transformação no automóvel como um objeto e na sua utilização, a salvação do setor recai na sua capacidade de criar uma onda de inovações tecnológicas que atualmente está em desenvolvido. Neste contexto, dois grandes desafios surgem para o setor:

  • Desenvolvimento de soluções eficazes e economicamente viáveis de motorização que, gradualmente irão tomar o lugar dos motores de combustão interna: o veículo híbrido, baterias recarregáveis e células de combustível.
  • Inventar, a partir de agora, novos usos ligados ao veículo conectado, acompanhados de serviços de assistência e aprovação e, em um futuro mais distante, o veículo autônomo.

Esse segundo desafio envolve o desenvolvimento de infraestruturas para coleta e processamento – parcialmente em tempo real - de fluxos maciços de dados provenientes do veículo e de seu ambiente.

Essa restrição está empurrando as empresas tradicionais a ampliar seu ecossistema, de modo a se abrir para novos tipos de companhias que vêm do mundo de tecnologias - TI, telecomunicações e internet. A indústria automobilística está se voltando, assim, para a economia de serviços, abrindo o caminho para a criação de um número infinito de aplicações e uma diversificação de modelos econômicos. Como consequência, ela está acelerando o fenômeno da evolução radical do relacionamento que o consumidor tem com o carro.

Muito em breve, um em cada cinco carros estará conectado

O mercado de serviços representa assim uma tremenda oportunidade para novas companhias. Mas as empresas tradicionais terão que fazer grandes esforços de adaptação, ou correm o risco de desintermediação com seus clientes. Hoje, metade dos consumidores da geração Y não desejam possuir seu carro. Empresas de sucesso de amanhã serão, portanto, "fornecedores globais de serviços de mobilidade" que irão compreender e servir, em tempo real, a expectativa de um atendimento personalizado para o "homo automobilis" de amanhã.

A empresa de consultoria da Keyrus, Leyrus Management, possui especialização dedicada a esse setor. Capitalizando sobre essa experiência, a Keyrus aborda todas essas questões e desafios usando know-how centrado em torno de Bancos de Dados, digital e um conhecimento profundo do sector da indústria automóvel e, em particular, seu modelo de distribuição.

Assistência com a transformação digital da distribuição automobilística

  • Implementação de sistema de vendas multicanal
  • Melhoria da eficácia das equipes de vendas
  • Desenvolvimento de abordagens e práticas comerciais, tanto para ataco quanto para varejo

Sistemas de design para introspecção e interação com o cliente digital

  • Desempenho das organizações de marketing e comunicação digital
  • Implementação de 360° - arquiteturas inspiradas na opinião do consumidor
  • Desenvolvimento de sites e mobile sites

Implementar ferramentas de BI e gerenciamento de desempenho para todas as atividades

  • Monitoramento de indicadores de desempenho para projetos de veículos
  • Gestão do relacionamento com o cliente na concessionária
  • Mecanização de reposição de peças de catálogo e gamas de serviços pós-venda
  • Criação e implementação de soluções de Business Intelligence e integração de restrições BALE II para atividades de financiamento automotivo

REFÊRENCIAS

  • Grande empresa do setor Industrial

    Auditoria e estudo de SEO nos sites do fabricante de automóveis Citroen. Análise de tráfego, aperfeiçoar o mecanismo de busca de referencia, elaboração de recomendações estratégicas para distribuir item por agências interativas da marca.

  • Grande empresa do setor Industrial

    Criação de uma solução de desempenho personalizado, utilizando a tecnologia QlikView e 'BI on Demand', para o gerenciamento de serviços corporativos implantado em 12 países. Esta solução permite agora que o Grupo Renault para padronizar TIC indicadores custo / qualidade.

  • Grande empresa do setor Industrial

    Apoiar a concepção das ferramentas de estratégia de vendas e de marketing, permitindo uma redução no tempo de mercado. Conceber, desenvolver e implantar o gerenciamento de mudanças (formação e comunicação) nos diferentes países, coordenar a implementação.

  • Grande empresa do setor Industrial

    Reorganização do departamento de Marketing e Comunicação. Definição da estrutura organizacional, avaliação das habilidades necessárias ligadas à evolução das funções do negócio revisões para os canais digitais, o estabelecimento dos processos de coordenação e rotinas para aplicar internamente e com as agências parceiras.

  • Qoros

    Definição e implementação de um catálogo de peças electrónicas para os veículos novos a Qoros classifica listas de apoio às vendas e assistência técnica para concessionárias da marca na China: A otimização do acesso à informação e funções de pesquisa no site do catálogo (tecnologia Exalead), Criação das especificações funcionais e das exigências do negócio do EPC (Electronic Parts Catalog), Elaboração do Plano e implantação da trajetória para o EPC na estratégia de linha de negócios de acordo avec com a Qoros